✏ Durante a trajetória escolar, os alunos são apresentados a uma série de habilidades que os ajudam a aprender e a internalizar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Sendo assim, o desenvolvimento das habilidades desde a Educação Infantil é essencial para garantir uma formação integral do estudante.

✅ Assim como para o desenvolvimento de outras habilidades e competências, algumas crianças possuem mais facilidade para despertar a criatividade na escola ou em casa. Por isso, o papel do educador é o de estimular o pensamento criativo em todos os alunos, ajudando as crianças com mais dificuldades a aperfeiçoar aos poucos essa importante habilidade.

🏫 É importante que os alunos estejam inseridos em um ambiente confortável para que eles expressem a sua criatividade. Para isso, todos os envolvidos precisam estar dispostos a ouvir e apoiar uns aos outros. As crianças devem se sentir seguras para compartilhar com os colegas de classe e com o professor os seus pensamentos, sem medo de deboche ou repreensões.

🎨 Cada aluno tem suas próprias fontes de inspiração, que os ajudam a ser mais criativos desde pequenos. Mas a escola tem a incumbência de apresentar aos estudantes novas possibilidades de desenvolver a criatividade, como por meio das variadas expressões artísticas.

🎭 Artes visuais, música, literatura e intervenções urbanas são excelentes formas de encorajar os pequenos a pensarem além do senso comum e serem mais criativos em diferentes situações do dia a dia. O contato com essas expressões artísticas pode e deve ser promovido no ambiente escolar e também em casa junto com a família.