😴 Depois de um dia cansativo de aula, ao chegar em casa, o que a maioria dos alunos quer é um bom descanso. Mas, opa! Espere um minuto. Tem a lição de casa❗

➡ Nesse sentido, é bastante comum observar a “preguicinha” de realizar as atividades trazidas da escola. Por isso, o incentivo e o interesse da família são muito importantes. Além disso, a escola também precisa elaborar atividades desafiadoras. Desse modo, instiga as crianças e os adolescentes e colabora no processo de aprendizagem. Em alguns casos, o assunto traz um certo desconforto.

✏ Para os professores é um desafio pensar diariamente em lições de casa relevantes. Principalmente, que sejam adequadas e que realmente ajudem no aprendizado dos conteúdos programados.

💫 Para os pais, trata-se de uma incógnita: muitas vezes, parece que há tarefa demais. Outras, de menos. Nesse sentido, fica a sensação de que é errado a criança precisar de ajuda para realizar a tarefa. Para os alunos, é difícil entender a importância da lição de casa. Por isso, pode gerar sentimentos conflituosos.

📖 Na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a lição de casa faz parte do relacionamento da criança com os estudos e suas obrigações. Assim, a escola tem o papel de sistematizar atividades que favoreçam o processo de aprendizagem. Além da fixação do conteúdo, é importante a responsabilidade que, aos poucos, a criança irá adquirindo. Dessa forma, irá entregar uma tarefa em ordem, limpa, sem rasuras, tendo comprometimento com a escola.

✅ São cuidados que começam desde cedo, mas que refletirão no desenvolvimento do aluno por toda a vida.